23.8.06

João e o Pé de Feijão - Parte 3.

Os meses foram passando sem que João sentisse. Ele estava tão satisfeito com o que tinha que novamente não percebeu que sua atitude de negar-se a crescer se voltava contra ele. Isto porque, tudo ao seu redor se modificava - incluindo Maricotinha, que a cada dia estava mais amadurecida - menos João, que insistia em comportar-se como um eterno garoto.
Um dia, chegou na escola o novo médico, que seria responsável pelo acompanhamento clínico dos alunos. Seu nome era Benjamin e ele era conhecido na cidade como um profissional muito competente. Desde a primeira vez que o viu, Maricota sentiu seu coração disparar. Ela não sabia dizer se era por causa do jaleco (que ela sempre achara encantador), se era pela aparência de quem sabe tudo ou se era pelo simples fato de que ele era bem mais velho que ela, mas o caso é que ela se apaixonou perdidamente por ele. E por isso, no primeiro ensejo que teve, terminou tudo com João, pois queria se dedicar inteiramente a conquista de seu adorado médico.O rompimento deixou Joãozinho perplexo. Como podia ser possível? Justo ela, que parecia gostar tanto dele! Como pôde terminar tudo assim, sem motivo aparente? Por mais que pensasse, ele não conseguia entender. Esta atitude só reforçava sua antiga opinião de que as mulheres eram criaturas muito volúveis e instáveis, eternamente insatisfeitas com o que possuem e sempre buscando novidades. Ele era incapaz de perceber que fora sua conduta permanentemente infantil a responsável pelo desencanto da menina e o consequente término da relação. Pelo contrário: considerava-se agora o mais traído dos homens e jurava para si mesmo que nunca mais se apaixonaria por mulher nenhuma. Afinal, são todas iguais e todas o fariam sofrer.
Assim, desde então, João tem sido visto vagando de festa em festa, de relação em relação, nunca sendo capaz de entregar seu coração (pelo menos é o que ele diz) e sempre desejando, quando chega em casa no fim da noite, reencontrar aquele olhar da menina de cabelo cacheado, que ele nunca mais viu em lugar nenhum.