6.4.07

Estudando, Parte 3: Curtinhas.

Drogadicto = Pessoa que faz uso abusivo de drogas.
Guaranadicto = Pessoa que faz uso abusivo de guaraná natural. (Ainda vão descobrir que esta parada dá onda. Eu, por exemplo, estou seriamente afetada ultimamente).
******
Alguns estudos comprovam que as pessoas não se recordam bem de seus próprios comportamentos nem sentimentos. Marian Yarlow e colegas (1970) conduziram uma pesquisa - corroborada por outros estudos - que comprovaram que, com o passar do tempo, a memória muda para o que é positivo.
Grande novidade...Já tinham me falado a respeito, ai, ai...
Fonte: Introdução à Psicologia. Davidoff, Linda.
******
Embora os meninos possam ser mais agressivos em situações de brincadeira, as meninas podem ser o sexo mais combativo, se uma amiga ou amigo menor for ameaçado.

Fonte: Idem.

******

E por falar em coelhos... John B. Watson foi o fundador do Behaviorismo. A partir de 1918, ele realizou experimentos destinados a determinar alguns dos fatores subjacentes na aquisição e perda de respostas emocionais de crianças. (...) Watson descobriu que era relativamente fácil estabelecer o medo num sujeito, mediante o simples condicionamento. Este aspecto da pesquisa foi completado pela demonstração de que a resposta condicionada de medo se espalhava ou generalizava a estímulos semelhantes, mas previamente neutros, de um modo comparável ao que se verificava com outras espécies de respostas condicionadas sem componentes emocionais.

O experimento se deu da seguinte forma:

Watson emparelhou um som estridente (estímulo incondicionado para a resposta de medo) a um rato albino, que Watson verificou ser um estímulo neutro para a resposta de medo, pois o rato não eliciava essa resposta no bebê. Após alguns emparelhamentos, Watson verificou que o rato passou a eliciar uma reposta condicionada de medo no bebê. O rato, portanto, passou a ser um estímulo condicionado para a resposta condicionada de medo. Após o condicionamento, Watson verificou também que os estímulos fisicamente semelhantes ao rato, como um coelho branco ou uma barba branca, também eliciavam a resposta condicionada de medo. Esse fenômeno é chamado de generalização respondente. A generalização respondente é quando estímulos fisicamente semelhantes ao estímulo condicionado eliciam respostas condicionadas.

Fonte: Teorias e Sistemas em Psicologia. Marx, M. e Hillix,W.

Incrível não?!!! Que um coelhinho branquinho elicie respostas de medo em alguém...Tão bonitinho... O ser humano é mesmo uma caixinha de surpresas...

PS: piada interna. Não pude evitar, tamanho o "assédio coelhal" que sofri hoje, ao comprar os presentes de Páscoa. Mas espero que isto passe logo.

Labels: