Estudando, Parte 3: Curtinhas.
Fonte: Idem.
******
E por falar em coelhos... John B. Watson foi o fundador do Behaviorismo. A partir de 1918, ele realizou experimentos destinados a determinar alguns dos fatores subjacentes na aquisição e perda de respostas emocionais de crianças. (...) Watson descobriu que era relativamente fácil estabelecer o medo num sujeito, mediante o simples condicionamento. Este aspecto da pesquisa foi completado pela demonstração de que a resposta condicionada de medo se espalhava ou generalizava a estímulos semelhantes, mas previamente neutros, de um modo comparável ao que se verificava com outras espécies de respostas condicionadas sem componentes emocionais.
O experimento se deu da seguinte forma:
Watson emparelhou um som estridente (estímulo incondicionado para a resposta de medo) a um rato albino, que Watson verificou ser um estímulo neutro para a resposta de medo, pois o rato não eliciava essa resposta no bebê. Após alguns emparelhamentos, Watson verificou que o rato passou a eliciar uma reposta condicionada de medo no bebê. O rato, portanto, passou a ser um estímulo condicionado para a resposta condicionada de medo. Após o condicionamento, Watson verificou também que os estímulos fisicamente semelhantes ao rato, como um coelho branco ou uma barba branca, também eliciavam a resposta condicionada de medo. Esse fenômeno é chamado de generalização respondente. A generalização respondente é quando estímulos fisicamente semelhantes ao estímulo condicionado eliciam respostas condicionadas.
Fonte: Teorias e Sistemas em Psicologia. Marx, M. e Hillix,W.
Incrível não?!!! Que um coelhinho branquinho elicie respostas de medo em alguém...Tão bonitinho... O ser humano é mesmo uma caixinha de surpresas...
PS: piada interna. Não pude evitar, tamanho o "assédio coelhal" que sofri hoje, ao comprar os presentes de Páscoa. Mas espero que isto passe logo.Labels: Daphne inspirada. Ou nem tanto.
<< Home