7.3.07

Sobre a Inveja, o BBB7 e o Assunto Proibido.

Ou: A Inveja é Verde Como Os Olhos de Gato.
Reflexões antro-psicólogicas sobre o Big Brother Brasil:
O que desencadeou a perseguição do Alberto ao Diego e suas parceiras no BBB7 não foi antipatia gratuita. Foi inveja. Basta assistí-lo olhando para o oponente, que se verá claramente em seu olhar a inveja, o despeito, o desejo de estar no lugar dele. E quanto mais ele tortura (psicologicamente) o adversário, mais o outro se fortalece.
É sempre assim nos casos de inveja.
Tem uma frase de caminhão que diz: "sua inveja faz a minha fama". É verdade. A inveja que nos é dirigida acaba por ratificar a intensidade do nosso brilho e, paralelamente, corroborar a sensação de incapacidade do outro, o qual se sente afrontado com a nosso competência.
Conheci bem pessoas assim. Infelizes, no frigir dos ovos.
***
Este assunto é proibido (por mim mesma) de frequentar estas páginas. Desde o início estabeleci que ele não era digno de sequer ser citado e portanto, mesmo que às vezes eu morresse de vontade, jamais me permiti falar algo sobre ele.
Mas hoje eu faço uma exceção, motivada pelo tema deste post.
Em homenagem à possível melhor notícia dos últimos tempos, eu faço uma referência, ainda que em código:
O mundo dá voltas!!!
E eu só quero que as máscaras caiam. E se isto for verdade, elas já caíram. Para mim, é o suficiente (tá, um pouco de remorso, arrependimento e culpa também seriam bem-vindos, mas a descoberta da verdade já me satisfaz).