14.2.07

O Fim da Maioridade para Crimes Hediondos

Ps: sei que não é o propósito deste espaço "copiar" textos de outros lugares. Mas às vezes, tal recurso é válido. Considero assim este caso. Publico uma parte, quem quiser ler na íntegra, é só acessar o link http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), defensor da tese de que a educação é solução para os problemas sociais do Brasil, faz uma proposta alternativa à redução da maioridade penal que está sendo considerada por parlamentares como das mais radicais. A idéia de Cristovam é tratar como adultos os menores que cometeram crimes graves, hediondos, independente da idade que tenham, 12, 13 ou 14 anos. Nesta entrevista, ele explica sua idéia:
O senhor não é daqueles que acham que a educação pode resolver esses problemas? Cristovam - Lógico que não. Só a educação vai resolver o problema daqui a 20 anos. A gente vai resolver o problema dos futuros bandidos mirins com a Educação, dos atuais eu não acredito. Não dá para recuperar um menino desses. O que eu defendo da educação é para fechar a torneira da criminalidade, mas não para filtrar a parte suja que já saiu da torneira. Existem duas coisas: justiça e paz. Justiça se faz com cadeia; a paz é com a escola.