31.10.06

Darlan Charles

Ou: Porque, às vezes, tudo o que uma mulher precisa é de salãodebelezaterapia.
Ando que nem a música do Zeca Baleiro: "triste, tristinha". Então antes de dormir, planejei meu dia seguinte, como um antídoto contra a nuvem negra que me agourava: pulo na praia, cortar o cabelo (longuíssimo) e ir ao mercado. Acordei num bode ainda pior do que o da véspera, mas juntei os caquinhos e fui. Já antes de sair, uma boa notícia: uma primo muito querido havia passado num concurso. Isto já me deu uma injeção de bom ânimo e de forças para prosseguir.
Fui à praia e estava uma delícia. Água do mar deveria ser ingerida diariamente que nem oxigênio, porque faz bem pro corpo e pra alma. Caminhei, me molhei, peguei sol e parti rumo à segunda parada: o salão de beleza. E é aqui que a história começa:
Meu cabeleireiro estava um pouco atrasado, mas como eu não tinha nenhum compromisso, esperei sem problemas. Ele se desculpou quando começou a me atender e foi logo puxando assunto. Contou que estava no orkut, que não era muito de computador e que seu cliente havia ido a outro salão e a cabeleireira cortou a orelha do rapaz com a navalha. Vi logo que ele era conversador e brincalhão, mas de forma agradável. Me falou para procurar por ele no orkut: Darlan Charles. E então fomos para a cadeira, para "às vias de fato".
Perguntou como eu queria o corte e eu expliquei que era conservadora com meu cabelo, não gostava de arriscar muito (até porque, e isto eu não confessei, eu não o conhecia e estava morrendo de medo que ele estragasse minhas madeixas). Falei que queria manter o que já estava - franjão e camadas na frente, acompanhando - mas tirando um pouco do comprimento, que estava pesando. Feito o combinado, ele começou a cortar. E continuou a falar.
E enquanto Darlan Charles cortava meu cabelo e conversava, eu tive uma série de insights. Acho que o mais importante foi que a minha profissão não é nada se comparada a do cabeleireiro. Porque o atendimento dele valeu por umas 10 sessões de terapia pra mim. Darlan se mostrou um profundo conhecedor da alma feminina. Por exemplo, ao propor um repicado diferente nas pontas, falou para mim: "eu sei que você é conservadora, mas com um quê de mulher fatal". Claro que topei na mesma hora a sugestão dele! Além de trocentas tiradas que fariam qualquer ego moribundo se levantar e andar.
É por isto que dedico o post de hoje ao Darlan Charles. Porque num período muito ruim, em dias bastante cinzentos, ele me fez recuperar a alegria e a leveza. A descontração e a crença de que os dias nem são tão feios assim. Basta que eu os enxergue com outros olhos. Talvez os mesmos olhos conservadores de sempre, mas com um quê de mulher fatal.